04/07/2016 19h53 - Atualizado em 04/07/2016 20h36

Santa Fé do Sul /16 servidores se afastam das funções para concorrer as eleições de outubro

Além da atual vice prefeita Elena Rosa e os vereadores Magoga, Vaguinho Lopes e Ronaldo Lima, mais 12 servidores ficarão 90 dias afastado

Terminou o prazo para que os servidores de carreira ou aqueles que ocupam cargo em comissão se afaste das funções para concorrer as eleições municipais de 2016, tanto para quem pretende ocupar o executivo ou o legislativo. Na sexta feira (1/7) protocolaram seus afastamentos os atuais vereadores, Leandro Mesquita Magoga, agente administrativo do setor de tributos, Wagner Antonio Pereira Lopes, coordenador administrativo lotado no Detran, Ronaldo Eugênio Lima, agente da Guarda Civil Municipal.

Neiva de Souza - Secretaria da Saúde

Neiva de Souza que coordenava o serviço de prevenção do Programa DST/Aids da Secretaria da Saúde foi a única em cargo de comissão que pediu exoneração para concorrer ao cargo de vereadora nas próximas eleições. Ao contrário dos servidores de carreira, Neiva não receberá os salários referente ao cargo comissionado que ocupava. O ex secretário de Esportes e Lazer Gilson Gomes, também pediu afastamento na última sexta feira, o cargo de origem de Gilsinho que já havia deixado o cargo de secretário municipal, é de fiscal de obras.

A atual vice-prefeita que tem como cargo de origem na prefeitura municipal de Santa Fé do Sulo como Coordenador Administrativa, também protocolou seu afastamento no setor de RH - Recursos Humanos e vai concorrer a prefeitura no próximo mês de outubro.

Funcionários Onofre Guirelli (Social) e José Rollemberg (Professor - Educação)

Integram a lista de 16 afastamentos, os seguinte servidores: Eliseth dos Santos Reis, funcionária da Incubadora Empresarial, Rosimar Luis Pereira do setor de limpeza, Maicon Fernando Venâncio, ADI- Auxiliar de Desenvolvimento infantil da secretaria de Educação, Antonia Luzia Ferreira Luz, ADI da Secretaria de Educação, Telma Elita de Carvalho, assistente administrativa, lotada no Fórum, José Rollember Araújo e Castro, professor, Silvia Cordeiro (chuva), agente administrativo na secretaria de ação social, Onofre Guirelli, motorista da Ação Social, Nilse Aparecida Marquesi, técnico desportivo lotada na cidade da criança.

Nei da Mariana - Controle de Vetores - não vai disputar as eleições 2016.

A surpresa foi a desistência do ex vereador Nei da Mariana, que não se afastou porque irá apoiar a candiatura de Gilsinho da secretaria de esportes e lazer. Claudine dos Santos é o coordenador da equipe de combate ao mosquito da dengue (controle de vetores), e para muitos, vem fazendo um bom trabalho nas suas funções, diminuindo ao longo dos anos a incidência da Dengue no Município de Santa Fé do Sul. Além dele, não pediram afastamento, Daltinho do Almoxarifado e Genivaldo de Souza, o ex vereador Boi que já ostentou vários mandatos no legislativo e atualmente ele está lotado na secretaria de cultura.

Segundo a Lei, eles ficarão afastados a partir de 1º de julho de 2016, do emprego público municipal, sem prejuízo da remuneração e demais vantagens do cargo, para concorrer a cargo eletivo nas eleições de 02 de outubro de 2016. Estes servidores irão desfalcar a Prefeitura em vários setores por 90 dias, mas continuam recebendo os três salários e as vantagens do período de três meses.

Mesmo que quisesse, o Prefeito Armando nada poderia fazer para evitar os encargos trabalhista e "cortar gastos". A lei garante o direito do servidor se afastar sem prejuízo dos vencimentos e vantagens no período de desincompatibilização. Esta situação, portanto, só muda no dia em que mudar a lei. 

A Lei Complementar nº 64  é  de 1990. Os registros das candidaturas serão deferidas ou não somente após as convenções municipais e o prazo final destes registros é 15 de agosto, e estes pré candidatos vão aguardar o deferimento ou indeferimento da justiça eleitoral.