20/02/2023 09h37 - Atualizado em 20/02/2023 09h37

Santa Fé do Sul/ SAAE Ambiental inicia campanha:"Água de chuva não é esgoto, cada água em seu lugar"

Sobrecarga pode ocasionar retorno do esgoto para dentro dos imóveis pelo ralo do banheiro ou vaso sanitário.

O lançamento indevido de água proveniente das chuvas na rede esgoto causa danos na rede coletora e problemas para a saúde pública, é considerada crime ambiental.

No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina que é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos.

Quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. Normalmente, isso acontece, pois a tubulação usada para os efluentes não suporta o volume de água e acaba sobrecarregando o Sistema de Esgotamento Sanitário e o esgoto pode retornar para dentro dos imóveis pelo ralo do banheiro ou vaso sanitário.

Preocupados com algumas ocorrências e situações relatados por alguns contribuintes sobre o retorno de esgoto em suas residências, o Saae Ambiental de Santa Fé do Sul dará início a campanha “Água de chuva não é esgoto, cada água em seu lugar”, inicialmente conscientizando a população para que seus imóveis estejam adequados em relação à água da chuva, que deve ser direcionada para a galeria pluvial.

Por isso é necessário que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos, rios ou piscinões.

O superintendente do Saae, o engenheiro José André do Nascimento salientou que o uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente, beneficiado toda a sociedade.