26/09/2023 15h38 - Atualizado em 26/09/2023 15h45

Santa Fé do Sul implanta Comitê para alcançar níveis ideais de vacinação

Serão adotadas estratégias específicas para elevar a vacinação principalmente em crianças e adolescentes.

A Prefeitura do Município de Santa Fé do Sul, através da Diretoria Municipal Saúde formalizou nesta terça-feira (26) a criação do Comitê Municipal de Imunização (vacinação) que tem por objetivo criar um micro planejamento para chegar no indicador vacinal ideal preconizado pelo Ministério da Saúde com elaboração campanhas que após ser aprovados pelo Comitê serão adotadas para alcançar o maior número possível de pessoas. A iniciativa também irá aproximar a comunidade ao os laços com a comunidade das campanhas de imunização.

O Comitê será um canal de comunicação direto com os moradores e contará com apoio dos agentes de saúde, serviço social, educação, igrejas, associações, clube de serviço e igrejas. Ações previstas para campanhas de vacinação rotinas - crianças de 0 a 4 anos de idade e adolescentes de 9 a 14 anos:

?Dia 30 de setembro início da divulgação da Campanha de Multivacinação

?Dia 7 outubro - início da Campanha com implantação de posto volante na Vila Mariana e um no ESF Celso Xavier e no centro da cidade

?Trailer itinerante em frente das creches com o dia sugerido na sexta feira

?Proposta de busca ativa por telefone, junto dos responsáveis de quem não foi imunizado nas campanhas e citar aos responsáveis que a vacinação está previsto no ECA - e que a criança tem direito a vacina de rotina e os pais que não levar a criança poderá será interpelado pelo Conselho Tutelar e até se for o caso levar ao conhecimento do Juiz da Infância e Juventude.

?Solicitar declaração vacinal atualizada no ato da matrícula na rfaculdade de de Educação

?Solicitar declaração vacinal para filhos de famílias cadastraras nos programas sociais.

A Diretora de Saúde Rosana Vassouler disse que “a criação do Comitê é recomendada pelo Ministério da Saúde, deve-se à necessidade de aumentar as coberturas vacinais.” Segundo o MS desde 2016 o índice vacinal está em queda.

A reunião foi realizada no Paço Municipal r teve participação de representantes do Rotary Club, Cada da Amizade, Conselho Tutelar e Diretoria de Assistência Social, Educação, e Saúde, Igreja Evangélica Monte Sião, Comunidade Cigana.

Drielen Bertolassi, Enfermeira da Sala de Vacinas explicou as principais metas para atingir crianças e adolescentes, principalmente e também buscará as demais faixas etárias e pediu o empenho dos integrante do Comitê para estreitar a relação com a comunidade.