08/10/2015 08h01 - Atualizado em 08/10/2015 08h01

Santa Fé do Sul/APAE é pioneira na região na implantação do tratamento de reabilitação em PediaSuit

Fisioterapeuta Priscila Kobayashi Domingues explica os benefícios da Técnica que existe em apenas cinco APAEs no Estado de São Paulo

A APAE de Santa Fé do Sul é a quinta unidade em todo o estado de São Paulo a adotar o protocolo PediaSuit que é um tratamento intensivo usado pelos fisioterapeutas e pelos terapeutas ocupacionais com o objetivo da recuperação de pacientes que possui distúrbios que afetam o movimento, a dinâmica circulatória e a integridade músculo-esquelética, principalmente.

A Fisioterapeuta responsável pelo início do tratamento na APAE de Santa Fé do Sul é Priscila Kobayashi Domingues que há seis anos presta serviços na entidade, é a responsável pela implantação desta técnica na instituição. Ela disse ao informamais que após um longo período de pesquisa apresentou o projeto para a direção da APAE que decidiu adotar o tratamento aos seus alunos e pacientes. Segundo Priscila o equipamento foi adquirido com recursos da Promoção do “Porco na Brasa” realizado neste ano e que custou R$17.9 mil.

O PediaSuit é constituído por é uma roupa ortopédica com chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados que são interligados por elásticos  emborrachados que se ajustam as necessidades de cada paciente, para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados de movimento. O tratamento é indicado para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, distúrbios de integração sensorial, autismo, mielomeningocele, síndrome de Down, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico e demais patologias e desordens motoras.

Priscila explicou que o ciclo inicial de tratamento intensivo dura um mês com sessões diárias de duas a quatro horas por dia e já na primeira semana pode aparecer evolução do quadro do paciente.  Em uma semana do inicio da adoção do protocolo PediaSuit, uma paciente que obteve autorização médica deu inicio as sessões, as demais aguardam liberação e laudo de avaliação de um médico neurologista e de uma nutricionista para dar inicio ao atendimento da Fisioterapia da APAE.

Priscila Kobayashi Domingues passou por um treinamento intensivo da aplicação do Protocolo PediaSuit na APAE da cidade de Americana/SP entre os dias 1 e 4 de setembro com o criador do protocolo que é norte americano

A Fisioterapeuta da APAE que concluiu o Curso de Fisioterapia na FUNEC em 2005 também informou que o tratamento incluiu ciclos que duram de 3 a 4 meses onde poderá se observar a melhora no alinhamento biomecânico normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular. O equipamento estimula a formação de novos neurônios que estabelece ao paciente, novas formas de produzir movimentos que são necessários para a recuperação motora.

Durante a pesquisa da Fisioterapeuta Priscila, descobriu que a técnica foi usada com sucesso em astronautas que sofrem com os efeitos da ausência da gravidade dentre outros e que profissionais desenvolveram estudos, e a partir de experimentos vêm usando com bons resultados em pacientes portadores de lesões neurológicas e em programas de reabilitação.

Apenas cinco APAEs em todo o Estado de São Paulo possui o tratamento através do protocolo PediaSuit,  incluindo a de Santa Fé do Sul. Priscila agradeceu a presidente Lia Maura Lopes, presidente da Instituição, que ao conhecer a proposta apoiou 100% a ideia e direcionou toda a renda da promoção “Porco na Brasa”, para a aquisição do equipamento, e também a população de Santa Fé do Sul e região que colaborou com o evento. Todo o tratamento é oferecido sem custos aos pacientes.