10/05/2022 14h33 - Atualizado em 10/05/2022 15h42

Santa Rita d´Oeste/Alunos da EE Maria das Dores Ferreira Rocha representam o Brasil em Atlanta (EUA)

Enzo, Ana Eliza e ao professor voluntario Eder Antoniassi integram a delegação na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF)

Os Alunos Enso Matheus Papali de Carvalho e Ana Elisa Brechane da Silva da E.E. Prof.a Maria Das Dores Ferreira da Rocha já estão representando o Brasil na maior Feira de Ciências e Engenharia do Mundo, a Regeneron ISEF 2022.

A cidade de Santa Rita d’Oeste se despediu dos alunos na última quinta-feira dia 6 de maio, quando eles seguiram viagem para os Estados Unidos. Foi realizada uma carreata, que percorreu as ruas da cidade, onde foram ovacionados pelos moradores que desejaram boa sorte aos alunos.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), premiou 14 alunos de todo o Brasil que estão em Atlanta, nos EUA, para participar da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior mostra de ciências pré-universitária do mundo que acontece até 13 de maio. A feira conta com 1.500 alunos de 70 países e territórios. Ao todo, serão distribuídos cerca de US$ 8 milhões em premiações, divididos em bolsas de estudos, estágios e viagens de campo. 

“É muita felicidade ter nossos estudantes entre as mentes mais criativas do planeta. Eles possuem apenas 14 anos de idade e criaram um aparelho de fisioterapia respiratória para pessoas pós-Covid! Escola Pública”, comemoram os professores e diretores da escola, junto com a População local.

O professor voluntario Eder Antoniassi é o responsável pelo Projeto existente na rede pública já há alguns anos, ele também viajou com os alunos.

 “O Governo Municipal parabeniza mais uma vez todos os idealizadores do projeto de robótica da E. E Maria das Dores Ferreira da Rocha e aos alunos Enso, Ana Eliza e ao professor voluntario Eder Antoniassi. Estaremos torcendo por vocês em Atlanta”, foi a mensagem do Prefeito Osmar Sampaio.

Os alunos de Robótica da E.E. Prof.ª Maria das Dores F. Rocha concorreram entre de 500 projetos de todos os Estados da federação e obtiveram o resultado surpreendente.

Ana Elisa Brechane da Silva e Enso Matheus Papali de Carvalho possuem apenas 14 anos e desenvolveram um aparelho para diagnóstico e tratamento de pacientes pós-Covid com o potencial de auxiliar milhares de pessoas.

Em São Paulo, três projetos foram destaque: em Campinas, o Educacess, um software que transforma vídeoaulas em PDF´s compactos, desenvolvido pela estudante Lígia Keiko; na capital,  o Anti-Skeptikal, um dummie que relaciona aspectos culturais com o ceticismo em relação às vacinas, feito pelos estudantes João Pedro Sassi Sandre e Pietro Andrade Quinzani; e, em Santa Rita d’Oeste, Enso Matheus Papali de Carvalho e Ana Elisa Brechane da Silva que desenvolveram um incentivador respiratório para pacientes pós-covid.

Premiação

1º Lugar do Brasil na categoria Ciências da Saúde!

1º Lugar como melhor Projeto do Estado de São Paulo!

Credenciado para participar da maior feira de Ciências do Mundo a Regeneron ISEF em Atlanta nos Estados Unidos!

1º Lugar do Prêmio DCNTS na área da Saúde.

O Projeto inovador e vencedor é aplicado ao diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de Síndrome pós-Covid e também de pessoas com doenças pulmonares Obstrutivas crônicas (DPOC) e asma. O Projeto foi desenvolvido durante 8 meses de pesquisas, com o potencial de auxiliar milhares de pessoas a um custo muito baixo.