03/01/2023 09h15 - Atualizado em 03/01/2023 09h15

Santa-fé-sulense e petista Gilberto Luiz participa do evento de posse de Lula Presidente do Brasil

Candidato a Deputado Federal, Gilberto ressalta que Lula vai focar na "reconstrução do Brasil".,

O advogado e militante do PT, Gilberto Antonio Luiz, que concorreu ao cargo de Deputado Federal participou no último domingo, 1 de janeiro, em Brasília do evento de posse de Luis Inácio Lula da Silva que governará o país pela terceira vez.

O petista Gilberto Antonio Luiz que foi candidato a Deputado Federal e recebeu 11.366 votos, mas não conseguiu se eleger. Lula recebeu 31,69% - 6.151 dos votos válidos em Santa Fé do Sul e foi eleito pelos brasileiros com 50,90% (60.334.861).

Em entrevista ao site informamais, Gilberto disse que a pose foi marcada pela representatividade popular e destacou que Lula e sua equipe deverão focar na reconstrução do País que foi destruído nos últimos quatro anos

Entrevista 

Ao site informamais o petista disse que “a posse do Presidente Lula não foi marcada somente pela quantidade de presença de pessoas, mas pela qualidade, sobretudo da representatividade popular que marcaram presença, continuando o ato político e apontando as mudanças necessárias e importantes que o país precisa implementar. A expectativa do novo governo ficou bastante enfatizada durante o discurso do Presidente Lula, especialmente sobre a questão climática, ambiental, a revogação de itens do Decreto de uso de armas com novas regras. O Presidente deve iniciar nesse novo governo as estratégias de reconstrução do Brasil, por conta da destruição que houve durante os últimos quatro anos do ex-presidente que agora viaja para os Estados Unidos e não transmitiu a faixa ao Presidente Lula se ausentado da solenidade oficial e do País, ato que foi substituído por representantes do povo brasileiro que subiu a rampa com Lula. O Presidente adiantou durante sua posse que quer reconstruir a Previdência Social e o INSS que foram destruídos pelo Governo Bolsonaro, onde as pessoas que necessitam deixaram de ter a prestação desses serviços, especialmente com a falta de funcionários e peritos. Ao começar o ano, devemos reunir uma grande mão de obra para a reconstrução desse Brasil principalmente em benefícios aos menos favorecidos que é a maioria do povo brasileiro, que precisa de uma atenção especial do Governo Federal, voltados para os trabalhadores e as trabalhadoras do País.”

Público da posse

Segundo dados divulgados pelo site “Poder 360” a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º.jan.2023), reuniu de 150 mil a 170 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, segundo estimativas do Poder360 com imagens aéreas do público no local. O número é inferior ao projetado pelo Partido dos Trabalhadores, de ao menos 300 mil pessoas ao longo do dia. Porém, superou as 71 mil pessoas que estiveram na 1ª posse de Lula, em 2003, e os cerca de 100 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o 7 de Setembro de 2022.

O Poder360 analisou diferentes imagens do evento de posse em momentos de grande concentração de público. A estimativa considerou dados usados na metragem feita pela Defesa Civil de Brasília na 1ª posse de Lula, em 2003. As metodologias para analisar o público da posse de Lula e o 7 de Setembro de Bolsonaro foram as mesmas.