23/11/2022 16h10 - Atualizado em 23/11/2022 16h10

Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti: Santa Fé segue firme no combate

O controle do mosquito depende do engajamento da população e do setor público.

De 21 até 26 de novembro a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, a Secretaria de Saúde e o Controle de Vetores desenvolvem a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, com objetivo de envolver toda a população na prevenção do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

As ações de combate à dengue em Santa Fé do Sul têm sido realizadas de maneira contínua e eficiente desde o início do ano. Porém nesta semana as ações se intensificam, de acordo com o chefe dos agentes de Vetores Osmar Arroyo Sanches, o Arrastão continua por toda a cidade, além de orientações aos pacientes da sala de espera das ESF – Estratégias Saúde da Família e orientações aos alunos do Unifunec sobre os cuidados com as residências fechadas durante o período de férias.

Na quarta-feira (23), a equipe de Vetores realizaou orientações na Praça Salles Filho, com faixa e a presença da mascote “Mosquitão”. “Este mês, principalmente na semana de 21 a 26 de novembro, são de extrema importância para impedirmos que a presença do vetor aumente drasticamente por conta das condições climáticas favoráveis, e hábitos inadequados de conservação dos imóveis”, salientou Osmar.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir de ovos postos pelas fêmeas em diversos criadouros. Quem não cuida de sua moradia coloca em risco sua família e quem vive nas proximidades.

Sobre o assunto, o prefeito Evandro Mura pediu a colaboração de toda a população. “O controle do mosquito depende do engajamento da população e do setor público, seja municipal ou estadual, nas ações de vigilância e controle dos vetores, estamos realizando as limpezas, porém espero que toda a nossa população colabore com os agentes e se envolvam para manter seus quintais limpos”, finalizou.