18/04/2023 15h15 - Atualizado em 18/04/2023 15h15

Trabalho do Hospital de Base deve ser utilizado como referência no país, diz Rosangela Moro

Deputada esteve em São José do Rio Preto para visitar complexo de saúde e elogiou aplicação de recursos e atendimento a pacientes

A deputada Rosangela Moro (União-SP) esteve, nesta segunda-feira (17), no Hospital de Base de São José do Rio Preto para visitar as instalações e afirmou que o local deve seguir de referência para o país quanto à boa aplicação de recursos públicos e atendimento aos pacientes. O HB é o maior complexo de saúde do interior de São Paulo, com 62 especialidades e segunda maior produção do SUS no país.

“Estamos impressionados como o trabalho feito em instituições e associações é superior e entendo que ele precisa ser usado como referência em boas aplicações de recursos e atendimento a pacientes”, disse.

Rosangela Moro visitou o complexo acompanhada da diretoria do HB, conheceu de perto o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Centro Integrado de Pesquisa (CIP), o Setor de Coleta, Laboratórios e o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.

“Essa troca de experiências e demandas é fundamental. Com esse fluxo, é possível ser mais assertivo sobre onde as instituições devem buscar recursos e conseguimos direcionar melhor os esforços, com o foco sempre no melhor atendimento a população”, completou a deputada.

A parlamentar ressaltou que tem o compromisso de ajudar e ouvir o complexo do Hospital de Base e o gabinete está pronto para receber demandas não só para indicação de recursos, mas também para outros desafios legislativos e administrativos.

Hospital de Base

O Hospital de Base de Rio Preto é centro de referência direta para uma região que compreende 104 municípios e mais de 2 milhões de habitantes.

É referência em alta complexidade (como transplantes de órgãos e tecidos e cirurgia cardíaca pediátrica) e recebem pacientes de todos os estados brasileiros.

O HB é, ainda, hospital-escola ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), e destaca-se pelo corpo clínico altamente qualificado. Dos pacientes, 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Muito premiado, o HB entrou para lista das 100 melhores ONGs do país. “Além de recursos para a saúde, acredito que há muito para ser feito ajustando a legislação, ouvindo, envolvendo cada um que faz parte. Por isso é tão importante para mim conhecer cada um dos setores e dificuldades que vocês encontram”, finalizou. (da assessoria)