26/02/2015 09h30 - Atualizado em 26/02/2015 09h30

Três Fronteiras / Incentivo a Leitura: Biblioteca Municipal ficará aberta até as 20h00m

Projeto estimula crianças a lerem mais

A Prefeitura de Três Fronteiras informa que hoje quinta-feira (26), a Biblioteca Municipal Professor José Márcio Siqueira ficará aberta até as 20 horas.

O horário especial faz parte de um projeto que visa incentivar a leitura, mas também fazer com que os pais frequentem o espaço com seus filhos, promovendo a integração familiar através dos livros e da cultura.

Em breve a Biblioteca vai promover sessões de cinema com exibição de filmes infantis.

“A leitura é um hábito que se cria, e como todo hábito deve ser cultivado no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar. Os pequenos geralmente aprendem a ler por volta dos cinco anos, mas precisam ser inseridos no mundo da leitura antes dessa idade. Para isso, devemos aproveitar o comportamento infantil natural de observação e imitação das atitudes dos pais, além de relacionar a atividade a outras atrativas e divertidas”. (Drauzio Varela)

A educação e sua qualidade estão ligadas diretamente à leitura. O aperfeiçoamento do vocabulário e da escrita contribui para a criatividade do leitor, portanto, cabe aos pais e professores orientar e buscar maneiras de desenvolver tais habilidades.

Contudo, a realidade da leitura no Brasil é preocupante. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, que entrevistou 93% da população brasileira com cinco anos ou mais, cerca de 85% das pessoas afirmaram que nas horas vagas gostam de assistir à televisão. Apenas 28% citaram a preferência por ler um livro.1 Em média, o brasileiro lê pouquíssimo: apenas quatro livros por ano, e dois desses ainda por partes.

 

A importância do estímulo externo fica nítida pelos dados da pesquisa. Cerca de 87% dos entrevistados não leitores (que não leram nenhum livro nos últimos três meses anteriores ao levantamento) nunca foram presenteados com livros. Aproximadamente 63% nunca viram a mãe lendo, número que sobe para 68% quando se trata do exemplo paterno.

O ideal é iniciar a motivação cedo, mas adolescentes também podem ser estimulados, aproveitando sua maior maturidade. “Jovens gostam bastante de tecnologia, então, se possível, mostre que dá para acessar um livro por meio da internet. Promover um clube de leitura dentro da família também é uma boa iniciativa. Todo mês alguém indica um livro que deve ser lido por todos os integrantes da casa e em determinado dia a família se senta para conversar sobre a obra”, afirma Ramicelli.