17/03/2021 09h32 - Atualizado em 17/03/2021 09h32

Vivo alega furtos, descargas elétricas e abalroamento de rede para justificar falhas nos serviço

Vereadores Murilo Basi e Rollemberg acionaram deputado Federal Coronel Tadeu que acionou a Anatel.

A Anatel – Agencia Nacional de Telecomunicações recebeu um ofício do Deputado Federal do PSL, Coronel Tadeu solicitando providencias junto a Telefônica Vivo S/A no dia 18 de dezembro após demanda encaminhada pelos Vereadores de Santa Fé do Sul Murilo Basi (PSL) e José Rollemberg (MDB) que alegaram falhas nos serviços de banda larga e telefonia móvel prestados pela referida operadora. "Os efeitos da “má prestação dos serviços” veem causando prejuízos ao comércio, perdendo vendas, prejudicando assim o seu faturamento", relataram os vereadores em ofício ao Parlamentar.

Os vereadores Basi e Rollemberg ainda argumentaram junto ao deputado que os estudantes também estão com dificuldades de acompanhar os estudos via aplicativos, tudo isso em função da instabilidade e qualidade do serviço prestado em toda a região.

Em resposta ao ofício do deputado Coronel Tadeu à Anatel, a Telefônica/Vivo relatou assim em relação as falhas na prestação dos serviços no mês de dezembro em Santa Fé e Região:

 “Esclarecemos que foram identificadas interrupções pontuais nos serviços prestados (telefonia e internet), os quais ocorreram por descargas elétricas provocadas pela concessionária de energia elétrica local, furtos de cabos e abalroamento (obras realizadas por terceiros) na região. Portanto, todas as eventuais falhas ocorridas na região aconteceram por atuação de terceiros ou força maior. Ressalte-se que todas as interrupções foram normalizadas após atuação da equipe técnica no local, que está sempre atenta ao surgimento de quaisquer problemas que possam afetar a performance dos nossos serviços, de forma a garantir maior qualidade na sua prestação.”

Furtos

Segundo a Telefônica, dados setoriais mostram que são mais de 94 mil registros por ano de roubo/furto de cabos, equipamentos e baterias. O setor já contabiliza aproximadamente 4 milhões de metros de cabos, 36 mil equipamentos (placas de transmissão/comutação, roteadores) e 42 mil baterias, roubados/furtados. Esta situação é tão crítica que a Telefônica possui um canal de denúncia 0800- 0144444, disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana para que a população possa nos ajudar no combate aos furtos/roubos e vandalismos nas redes.

Por fim em resposta aos questionamentos, a Telefônica reiterou que: “quanto à qualidade dos serviços de voz e dados na sede do município, na abrangência estipulada no referido Edital, os indicadores da Anatel demonstram boa qualidade e estão dentro das metas estabelecidas, conforme informações públicas disponíveis no sítio virtual da agência reguladora – www.anatel.gov.br”.