02/10/2022 12h00 - Atualizado em 02/10/2022 12h00

"O momento do voto é o momento em que todos os brasileiros são iguais" - Dr Braga Juiz Eleitoral

Informamais entrevistou o Juiz Eleitoral da Comarca de Santa Fé do Sul que tem 44.087 eleitores nas sete cidades da Comarca.

O site informamais entrevistou o Juiz Eleitoral da Comarca de Santa Fé do Sul José Gilberto Alvas Braga Junior que concedeu coletiva por volta das 8h30m deste domingo (2) e informou que o início da votação começou de forma tranquila, superando algumas situações para colocação em funcionamento das urnas que funcionam normalmente e os eleitores podem exercer o seu voto.

Orientações do Juiz Eleitoral

Levar a Colinha

O Juiz orienta que os eleitores devem levar os números dos seus candidatos em um papel, a famosa “colinha” para evitar uma confusão na hora de digitar os números dos seus candidatos e lembrou que são cinco ações para confirmar o voto.

Documentos

O Eleitor deve levar o título de eleitor ou e-titulo (aplicativo de celular), ou um documento original/oficial com voto e se dirigir a sua seção eleitoral.

Celular

Não é permitido o uso de celular na cabine de votação e deve ficar em ambiente dentro da seção próximo aos mesários, assim que terminar a votação o eleitor recebe de volta o seu aparelho.

Segurança das Urnas Eletrônica

Foram feitas todas as auditorias, analises dos sistemas, lançamentos dos dados e lacração das urnas na presença da imprensa e eleitores. Esclareceu que a Urnas Eletrônica apenas coleta dados, não está ligada em internet, portanto não há nenhuma interligação que possa ser “hackeada”, e está apenas utilizando a energia da unidade escolar (seção eleitoral). Os dados coletados por cada urna serão transmitidos para o TER – Tribunal Regional Eleitoral, uma prática que já é utilizada há vários anos, e apesar das duvidas levantadas por alguns eleitores, mas sem fundamentos concretos, e podem ter certeza que as urnas da 187ª Zona Eleitoral da Comarca de Santa Fé do Sul, estão todas perfeitas e funcionando.

Substituição de Urnas 

Por volta das 11h00m duas urnas elêtronica foram substuídas, uma em Santa Clara d'Oeste na seção 5 e na seção 58 na Escola Professora Itael de Matos em Santa Fé do Sul, e a votação foi retomada nos dois locais  

Santinho nas ruas

O Juiz Eleitoral José Gilberto Alves Braga Junior lamentou a prática de alguns candidatos ou de seus cabos eleitorais que querem “pegar o eleitor à laço”, jogando papel nas ruas, principalmente próximo das escolas e na sua opinião o eleitor não deveria votar nestes candidatos que emporcalham as ruas da cidade, cometendo um crime eleitoral, e os santinhos jogados nas ruas em Santa Fé do Sul e na Comarca serão apurados e poderem responder criminalmente. Durante a madrugada deste domingo a limpeza pública foi acionada para retirar esses papeis nas proximidades das escolas.

Democracia – a importância do voto

O momento do voto é o momento em que todos os brasileiros são iguais, não existe diferença e um voto define uma eleição. É importante que o eleitor tenha essa consciência, votando conscientemente, e ainda comentou que o voto de protesto não seria a melhor escolha, e sim votar naquele candidato que apresentou a melhor proposta. A Justiça Eleitoral trabalha para garantir uma tranquilidade ao eleitor neste domingo, todos as 700 pessoas envolvidas neste processo em Santa Fé do Sul querem que a eleição transcorra com paz e tranquilidade.

Essa eleição está sendo preparada há mais de um ano, em fim chegou o dia da Justiça Eleitoral de mostrar o seu trabalho para os eleitores participarem deste momento de democracia.

Manifestação individual

Não há nenhum impedimento para que o eleitor de forma silenciosa manifeste sua opção, independentemente da cor do seu candidato, fazendo o seu voto e voltar para sua casa, não é permitido aglomeração em qualquer local, o que pode representar um crime eleitoral.

Sequência dos votos

Primeiro voto: Deputado federal (4 dígitos); 

Segundo voto: Deputado estadual (5 dígitos); 

Terceiro voto: Senador (3 dígitos) 

Quarto voto: Governador (2 dígitos)

Quinto voto: Presidente (2 dígitos).